quarta-feira, 8 de abril de 2015

Confúcio

Biografia

Pouco se sabe acerca de Confúcio . O sábio terá nascido em 551 a.C., no antigo principado de Lu, na moderna Xantum, descendente do clã dos Kong. Sabe-se que a família era de origem nobre, mas por circunstâncias desconhecidas a sua família era bastante humilde. Nessa época o regime imperial entrava em decadência.

Conhecido como um jovem educado, cortês e justo. Viajou muito e estudou durante vários anos na capital imperial de Zhou, onde teve oportunidade de conhecer Lao Zi, o fundador do Daoismo.

Os princípios de Confúcio tinham uma base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favorecia uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito para com os idosos pelas suas crianças (e, de acordo com intérpretes posteriores, das esposas para como os maridos), e a família como a base para um governo ideal. 

Expressou o conhecido princípio, "não faças aos outros o que não queres que façam a ti", uma das versões mais antigas da ética da reciprocidade. 


Frases

"Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo."
"Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos"
"Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão."

"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros."

"Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo."

"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha."

"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos."
 Biografia Completa 

0 comentários:

Postar um comentário