terça-feira, 14 de abril de 2015

Nelson Mandela


Biografia

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou Tata ('Pai').

Em 1939 ingressou no curso de Direito na Universidade de Fort Hare, a primeira a ministrar cursos para negros. No final do primeiro ano envolveu-se com o movimento estudantil num boicote contra a falta de democracia racial, sendo expulso da universidade. Em 1943, morando em Joanesburgo, concluiu o bacharelado em artes na Universidade da África do Sul. Concluiu, por correspondência, o curso de Direito da Universidade de Fort Hare, que mais tarde veio lhe conceder o título de “Doutor Honoris Causa”.

Em Joanesburgo, Nelson Mandela se depara com o regime de “Apartheid” o terror imposto à maioria negra. A segregação racial, a falta de direitos políticos e civis, e o confinamento dos negros em regiões determinadas pelo governo branco. Liderando o Conselho Nacional Africano (CNA), o principal instrumento de representação política dos negros, fundou em 1944, A “Liga Jovem do CNA”, principal representante na luta contra o regime de “Apartheid” – legislação que segregava os negros no país.

Em 1956, Nelson Mandela é preso pela primeira vez, acusado de conspiração. Em 1962 é caçado pelas autoridades brancas da África do Sul, e em 1964 é condenado à prisão perpétua, em Rodben Island, à margem da cidade do Cabo. Em 1980, um plebiscito aprova o fim do regime. Em 1990 Nelson Mandela foi libertado.

Em abril de 1994, Nelson Mandela foi eleito presidente da República da África do Sul, governando até 1990. Recebeu diversos prêmios internacionais pela luta em favor dos direitos humanos. Anunciou seu apoio à campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS. Faleceu em Johannesburgo, no dia 5 de dezembro de 2013.

Frases

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo."

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."

"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração."



0 comentários:

Postar um comentário